Comentários

(54)
Paulo Pedro P. R. Costa, Psicólogo Acupunturista
Paulo Pedro P. R. Costa
Comentário · há 4 anos
O que eu mais estranho neste momento de discussão sobre a prática da acupuntura por psicólogos no Brasil diante de tantas incursões e aproximações dos psicólogos com a cultura oriental [ basta citar textos de C. G Jung (1875 – 1961), Erich Fromm (1900-1980) e Jacques Lacan (1901-1981) ] e/ou com os fundamentos da neurofisiologia que nos permitem entender a acupuntura, do ponto de vista ocidental, enquanto um sistema de estímulos - resposta (S-R) no processo saúde doença.

Observe-se que entre esses últimos inclui estudos de psicofísica de Ernest Heinrich Weber (1795-1878) e Gustav Fechner (1801-1887), sobre a intensidade física dos estímulos e magnitude da sensação psicológica ou mesmo do próprio W. Wundt (1832-1920), no primeiro laboratório de pesquisa de psicologia.

Para quem não sabe Wilhelm Wundt, foi assistente de Hermann Helmholtz (1821-1894) no Instituto de Fisiologia da Universidade de Heidelberg, e Helmholtz foi quem mensurou a velocidade do impulso neural (antes da invenção dos aparelhos de eletroneuromiografia). Dando seguimento aos estudos de psicofísica, foi Wundt também quem estabeleceu os princípios básicos para estudo da consciência (o substrato material da vida mental) e as quatro características fundamentais das sensações (qualidade, intensidade, extensão, duração), diga-se de passagem características essências para o entendimento da reflexologia e mesmo das científicas interpretações ocidentais dos efeitos da acupuntura.

Neste âmbito de intervenção psicológica sobre emoções e mecanismos psicossomáticos, podemos mencionar:

Stanley Keleman (1931-2018) foi um escritor e terapeuta americano (vindo da quiropraxia), que criou a abordagem de psicoterapia corporal conhecida como "psicologia formativa".

Alexander Lowen (1910-2008) foi um psicanalista estadunidense de orientação freudiana, estudantes de Wilhelm Reich nos anos 1940 e início dos anos 1950 em Nova York, que desenvolveu a psicoterapia mente-corporal conhecida como análise bioenergética.

e naturalmente o próprio Wilhelm Reich (1897-1957) médico, psicanalista e cientista natural. Ex-colaborador de Sigmund Freud, rompeu com este para dar prosseguimento à elaboração de suas próprias ideias no campo da psicanálise. Tendo publicado além do opusculo aqui referido "A função elétrica do prazer e da angustia" publicou "A função do orgasmo" e "Análise do Caráter" que praticamente inauguram a abordagem bioenergética e medicina sexual e o ainda enigmático, para alguns místico: "A Biopatia do Câncer".

Também não é preciso lembrar que as interfaces do efeito da acupuntura sobre a dor, sobre as emoções e doenças psicossomáticas não pode ser compreendida sem a interdisciplinariedade e contribuições da psicologia.

Só para avivar a memória da "Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça" (STJ) que decidiu que os profissionais da psicologia não podem utilizar a acupuntura como método ou técnica complementar de tratamento, uma vez que a prática não está prevista na lei que regulamenta a profissão de psicólogo, basta citar alguns dos vários modelos teóricos conflitantes e/ou complementares no estudo das emoções:

- a proposição de James-Lange;
- o modelo teórico de Cannon-Bard;
- a teoria dos dois fatores de Shachter.

Além das centenas de textos sbre a "medicina Psicossomética" que atualmente é uma um “subspecialty” inter ou multidisciplinar do campo do psiquiatria

O termo medicina psicossomática começou a ser utilizado nas primeiras décadas do século XX, 1939 pode ser considerado uma data de sua consagração tendo como marco o início das discussões que resultaram na fundação da American Psychosomatic Society em 1942.
Contudo é o resultado de séculos de elaboração desde o dito “mens sana em corpore sano”, das contribuições orientais e sem dúvidas de onde evoluiu aqui no ocidente: as investigações psicanalíticas que contribuem para o campo com informações acerca da origem inconsciente das doenças, e mais especificamente dos estudos das paralisias, conversões hipocondríacas, e anestesias histéricas originados das contribuições pré - psicanalíticas de Jean-Martin Charcot (1825-1893) e Josef Breuer (1842-1925) do proprio Sigmund Freud (1856-1939) e principalmente de Franz Alexander (1891-1964), um médico e psicanalista húngaro judeu radicado nos Estados Unidos considerado o fundador da medicina psicossomática de base analítica e da criminologia psicanalítica.
1
0
Paulo Pedro P. R. Costa, Psicólogo Acupunturista
Paulo Pedro P. R. Costa
Comentário · há 4 anos
Como visto a acupuntura foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia na Resolução CFP nº 05/2002 através da qual fora regulamentada tal prática para o psicólogo. Esta resolução posteriormente foi anulada, doze anos depois, pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia no Ofício Circular nº 0116-14/CFP de 15 de agosto de 2014, dirigido aos CRPs (Conselhos Regionais de Psicologia), reafirmando porém - em outro documento EXCLUSIVO À CLASSE (Ofício Circular nº 0155-14/CFP) três meses depois - que a prática da acupuntura é livre no país conforme o artigo da Constituição Federal do Brasil de 1988; e ainda, o CRP-SP confirmou/explicou a LEGALIDADE dessa prática por psicólogos (Nota Técnica CRP-SP: COF - 01/2015)
O CRP-SP em 2015 trouxe OFICIALMENTE que: "[...] compreende para fins de orientação e fiscalização que: [...] c) A Psicologia já compreendeu que a Acupuntura é uma prática facultada ao (à) psicólogo (a), e apesar da anulação da resolução CFP 05/02 pelo STF, não há óbice em que o profissional da Psicologia vincule seu título de Psicólogo (a) ao de Acupunturista, entendendo que essa vinculação, por si só, não constituirá falta ética [...]
1
0
Paulo Pedro P. R. Costa, Psicólogo Acupunturista
Paulo Pedro P. R. Costa
Comentário · há 6 anos
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Paulo Pedro

Carregando